IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu <p>A Revista <strong>Iguazu Science</strong> tem a missão de publicar contribuições científicas que abrangem todas as áreas do conhecimento descritas pelo CNPq, desde que a pesquisa apresente uma contribuição para o desenvolvimento do conhecimento teórico e metodológico do saber. A revista é uma publicação quadrimestral, composta pelas seções de artigos, relatos de experiências, resenhas e entrevistas especiais.<br />A Revista<strong> Iguazu Science</strong> possui um Conselho Editorial composto por mestres e doutores, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre as matérias da revista. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores. Caso haja pareceres divergentes, o editor encaminhará o trabalho para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e acatados pelo Conselho de Redação.</p> pt-BR Thu, 05 Sep 2024 18:22:32 +0000 OJS 3.3.0.3 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DADOS EDITORIAIS https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/98 <p>.</p> Fábio Corbari Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/98 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 EDITORIAL https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/100 <p>Em sua quarta edição, a revista <strong>Iguazu Science</strong>, publicação científica da Faculdade UNIGUAÇU que tem por objetivo divulgar contribuições científicas que abrangem todas as áreas do conhecimento descritas pelo CNPq, vem prestigiar a área pedagógica, com o dossiê temático “Educação, Direitos Humanos e Inclusão”. Sob coordenação da profa. dra. Francielle de Camargo Ghellere, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU, o presente dossiê reúne um total de onze artigos científicos, de autoria de estudantes, egressos e professores de Pedagogia, mas também de Terapia Ocupacional, Administração e Direito.</p> <p>A foto que estampa a capa da presente edição da revista <strong>Iguazu Science</strong> faz o registro de uma aula de língua portuguesa para imigrantes, em Serranópolis do Iguaçu, no ano de 2023. Essa atividade extensionista, promovida pelo curso de Pedagogia da Faculdade Uniguaçu em parceria com o Núcleo de Educação e o Colégio Estadual do Campo Pedro Américo, foi tematizada no trabalho de conclusão de curso (TCC) da professora responsável, então acadêmica de pedagogia da UNIGUAÇU, Juliana Aparecida Kovaleski Gnoatto, intitulado “O ensino da língua portuguesa para venezuelanos: aulas práticas voltadas para jovens e adultos em Serranópolis do Iguaçu - PR”, sob orientação da profa. Margarete Aparecida de Paula e coorientação da profa. Salete de Paula. De autoria da profa. Margarete, o belo registro fotográfico, que tão bem materializa, em pixels, o tema de nosso dossiê – educação, direitos humanos e diversidade –, flagra estudantes de nacionalidade venezuelana, de variadas idades, dentro de uma sala de aula, instruindo-se em uma nova língua com o objetivo de facilitar sua inserção na sociedade local. Boa parte desses alunos vieram a ser aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o que lhes trouxe novas oportunidades de estudo e de trabalho. É uma imagem que ilustra como a educação pode mudar a vida das pessoas por meio do conhecimento. <br>Desejo uma boa leitura.</p> Fábio Aristimunho Vargas Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/100 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 APRESENTAÇÃO https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/99 <p>A Faculdade Uniguaçu, reconhecendo sua responsabilidade social e seu compromisso com o desenvolvimento econômico regional, especialmente nas áreas de meio ambiente, memória cultural, produção artística, educação de qualidade e patrimônio cultural, tem a satisfação de publicar a 4ª edição da revista Iguazu Science. Intitulada "Educação, Direitos Humanos e Inclusão: Saberes e Perspectivas no Contexto Social Contemporâneo", esta edição apresenta uma série de estudos sobre temas relevantes para a sociedade atual. Os artigos fornecem uma análise crítica das práticas educacionais, sociais e culturais, abordando desafios e oportunidades que impactam a sociedade.</p> <p>Entre os artigos destacados, um estudo examina a inserção escolar de alunos imigrantes na rede regular de ensino, explorando as implicações desse processo de escolarização para as crianças imigrantes. A revista também aborda a importância da identificação e do apoio às crianças superdotadas na primeira infância, características, investigando métodos de definições, identificação, intervenções e suporte disponível. Paralelamente, um estudo sobre a percepção da Terapia Ocupacional em relação à inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) analisa as práticas e desafios envolvidos no suporte a esses <br>estudantes no ambiente escolar.</p> <p>No campo das representações midiáticas e memória cultural, um artigo oferece uma análise discursiva das notícias envolvendo o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, destacando a influência da mídia na memória coletiva e na percepção pública sobre figuras políticas. Outro estudo foca nas relações de gênero, examinando as dinâmicas interpessoais dos pedagogos no curso de Graduação em Pedagogia da Uniguaçu, com ênfase nos egressos formados entre 2011 e 2021, e as dificuldades enfrentadas pelos homens ao ingressarem em uma profissão majoritariamente feminina.</p> <p>A revista ainda apresenta um estudo sobre alienação parental, um fenômeno crescente em disputas familiares, onde um genitor induz a criança a desenvolver sentimentos negativos contra o outro genitor, afetando a relação da criança com o genitor alienado e seu bem-estar psicológico e emocional. Além disso, a edição relata os resultados de um projeto de intervenção realizado pelos acadêmicos do 7º período de Pedagogia da Faculdade Uniguaçu, que, acompanhados pela professora regente, visitaram o Hospital do Câncer, em Cascavel, Paraná. Devido às restrições de contato direto com os pacientes, a visita teve caráter técnico, permitindo aos alunos conhecer as abordagens educacionais aplicadas no contexto hospitalar.</p> <p>Outro estudo investiga como as rápidas inovações tecnológicas e as mudanças nas estruturas econômicas globais estão remodelando o trabalho no século XXI, com foco na interação entre a Indústria 4.0, Inteligência Artificial, Big Data e a plataformização da educação, analisadas sob a perspectiva da teoria marxista. A revista inclui ainda uma investigação sobre a inserção dos indígenas da aldeia Aty-Myrim de Itaipulândia no mercado de trabalho local, discutindo as dificuldades enfrentadas por essa comunidade na convivência com os munícipes de Itaipulândia. Complementando essa discussão, a revista aborda a inclusão social na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, analisando as possibilidades de geração de emprego e renda a partir das características e vocações regionais, sem perder a identidade regional ou os costumes locais, e considerando a pluralidade étnica e os aspectos culturais da região.</p> <p>Dentro desse contexto multidisciplinar, esta edição busca enfatizar o papel fundamental da educação na construção de uma sociedade justa, inclusiva e consciente de sua diversidade. Ao explorar temas como a inserção escolar, inovações tecnológicas, apoio aos grupos vulneráveis e as questões de gênero e valorização cultural, a 4ª edição da revista Iguazu Science reforça a importância do conhecimento como ferramenta para enfrentar os desafios contemporâneos e promover o desenvolvimento econômico, social e cultural. A Faculdade Uniguaçu reafirma, portanto, seu compromisso com a excelência educacional, promovendo a valorização da ciência e impulsionando a transformação social.</p> Francielle de Camargo Ghellere Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/99 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 A INSERÇÃO ESCOLAR DO ALUNO IMIGRANTE NA REDE REGULAR DE ENSINO https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/97 <p>Este estudo aborda as implicações do processo de escolarização de crianças imigrantes em uma Escola Municipal, situada no município de Itaipulândia, Paraná. A pesquisa visa analisar o processo de alfabetização dos alunos provenientes do Paraguai, país vizinho ao Brasil. O objetivo é compreender a trajetória da imigração no Brasil, especialmente no Estado do Paraná e no município de Itaipulândia, e examinar as políticas educacionais federais, estaduais e municipais voltadas para a inclusão de alunos imigrantes na rede escolar pública. Além disso, pretende-se identificar os principais desafios enfrentados no ensino e na aprendizagem desses alunos, bem como as expectativas dos educadores da escola, incluindo o diretor, o coordenador pedagógico e os professores, em relação aos projetos e ações voltados para a integração dos alunos imigrantes. A pesquisa também busca revelar as principais dificuldades encontradas pelos professores na sala de aula em relação à alfabetização dos alunos imigrantes, utilizando questionários como método de coleta de dados. Assim, pretende-se elucidar o processo de inserção dos alunos imigrantes no sistema educacional regular.</p> Viviane Rodrigues da Silva, Francielle de Camargo Ghellere Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/97 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 TRANSFORMAÇÕES DO TRABALHO NO SÉCULO XXI: INDÚSTRIA 4.0, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, BIG DATA E A PLATAFORMIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE PARA O MERCADO DE TRABALHO, UM ESTUDO A PARTIR DA PERSPECTIVA MARXISTA https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/96 <p>O presente estudo investiga como as rápidas inovações tecnológicas e as mudanças nas estruturas econômicas globais estão remodelando o trabalho no século XXI. Foca na interação entre a Indústria 4.0, a Inteligência Artificial, o Big Data e a plataformização da educação, analisando essas transformações sob a perspectiva da teoria marxista. A pesquisa examina como essas tecnologias alteram a formação dos estudantes e sua preparação para o mercado de trabalho, considerando questões como a dinâmica de poder, a exploração e a alienação. Avalia o impacto das novas tecnologias nas relações de trabalho, incluindo mudanças na demanda por habilidades e a possível substituição de mão de obra, utilizando conceitos marxistas como alienação e mais-valia. Explora brevemente como a plataformização da educação influencia a formação acadêmica e a adaptação dos estudantes ao mercado de trabalho, examinando a privatização do ensino e suas implicações para a qualidade da educação e as condições de trabalho dos educadores. Considerando a perspectiva marxista de relações de classe e poder, a pesquisa também analisa políticas públicas e estratégias sindicais que podem surgir como respostas às transformações do trabalho.</p> Marcos Galdino, Thiago Benitez Mello, Taiza Fernanda Ramalhais, Maura Sandra da Silva do Nascimento, Jéssica Gaspar da Costa Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/96 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 PERSPECTIVAS PSICOPEDAGÓGICAS SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/95 <p>Este artigo aborda a importância da identificação e do apoio às crianças superdotadas na primeira infância, explorando definições, características, métodos de identificação, intervenções e apoio disponíveis. Com base em pesquisas recentes em psicopedagogia do desenvolvimento infantil, o estudo visa oferecer uma compreensão abrangente desse tema vital. As crianças superdotadas exibem habilidades excepcionais desde tenra idade, incluindo cognição avançada, criatividade e liderança. A identificação precoce é crucial para oferecer intervenções adaptadas e prevenir problemas emocionais e comportamentais. A avaliação psicopedagógica desempenha um papel fundamental nesse processo, garantindo uma identificação precisa. Intervenções como programas de enriquecimento acadêmico e apoio emocional são essenciais para estimular o desenvolvimento dessas crianças. A compreensão das necessidades individuais e o reconhecimento da influência do ambiente são fundamentais <br>para o sucesso dessas intervenções.</p> Marcos Galdino, Thiago Benitez Mello, Taiza Fernanda Ramalhais, Maura Sandra da Silva do Nascimento, Jéssica Gaspar da Costa Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/95 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 TORNAR-SE PSICOTERAPEUTA: FORMAÇÃO DO PSICÓLOGO CLÍNICO À LUZ DA ABORDAGEM CENTRADA NA PESSOA https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/94 <p>Este estudo explora a formação de psicólogos clínicos sob a ótica da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), desenvolvida por Carl Rogers, enfatizando a importância de construir atitudes que facilitem a mudança através de uma relação terapêutica genuína, destacando a integração entre o desenvolvimento pessoal e profissional do terapeuta. A metodologia de estudo adota uma abordagem qualitativa, utilizando uma revisão integrativa de documentos, legislações e fontes bibliográficas, focando na interpretação dos desafios e práticas na formação de psicoterapeutas centrados na pessoa. Os resultados discutem os desafios da transição de aluno para psicoterapeuta, a necessidade de uma mudança na perspectiva tradicional, a importância da congruência e empatia, e a capacidade de o terapeuta criar um espaço seguro para o cliente explorar suas experiências. Concluindo que o desenvolvimento do terapeuta é um processo contínuo, que requer tanto aprendizado técnico quanto a internalização de atitudes facilitadoras que promovem o crescimento e a autorrealização do cliente.</p> Marcos Galdino, Thiago Benitez Mello, Taiza Fernanda Ramalhais, Maura Sandra da Silva do Nascimento, Jéssica Gaspar da Costa Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/94 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 LINGUAGEM, MÍDIA E MEMÓRIA: UMA BREVE ANÁLISE DISCURSIVA DAS NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS ENVOLVENDO O EX-PRESIDENTE PARAGUAIO FERNANDO LUGO https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/93 <p>Conjuntamente com as noções de língua e linguagem, acrescenta-se a noção de discurso, como um objeto específico, de difícil apreensão, cuja natureza constitutiva traz contradições que funcionam como regularidades. Quando se fala em discurso, é preciso ressaltar que ele não é a língua(gem) em si, mas precisa dela para ter existência material e/ou real. O discurso implica uma exterioridade à língua, encontra-se no social e envolve questões de natureza não estritamente linguísticas. Nesta perspectiva, o presente artigo tem como objetivo central analisar, sob o viés da Análise do Discurso de linha francesa (doravante ADF), notícias de jornais onlines em relação à polêmica de pedofilia envolvendo o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, em abril de 2009, e à sua destituição ocorrida no dia 22 de junho de 2012, buscando verificar e revelar, por meio de tal análise, a condição fluida dos discursos, mostrando sua natureza flexível e móvel. Para tanto, além da explanação de alguns conceitos teóricos básicos da ADF, como interdiscurso, memória e formação discursiva, arrolaremos reflexões específicas sobre as noções de língua(gem) e discurso, uma vez que, para a ADF, não se focaliza o indivíduo falante, compreendido como um sujeito empírico; importa o sujeito inserido em uma conjuntura social, tomado em um lugar social, histórico e ideologicamente marcado.</p> Marcos Galdino, Thiago Benitez Mello, Taiza Fernanda Ramalhais, Maura Sandra da Silva do Nascimento, Jéssica Gaspar da Costa Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/93 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 COMPREENDENDO A TRAJETÓRIA DOS ALUNOS EGRESSOS: UM ESTUDO SOBRE RELAÇÕES DE GÊNERO A PARTIR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE UNIGUAÇU https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/92 <p>Este estudo teve como objetivo compreender as relações de gênero masculino no Curso de Graduação em Pedagogia da Uniguaçu, com foco nos egressos formados entre 2011 e 2021. Buscou-se identificar as relações interpessoais dos pedagogos no ambiente escolar e as principais dificuldades enfrentadas pelos homens ao ingressarem nessa profissão. O trabalho analisou a trajetória desses profissionais e a relevância de estudar as relações de gênero no curso de graduação, visando a uma prática pedagógica que valorize a diversidade e a identidade dos alunos. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa de caráter exploratório. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário via aplicativo de mensagens e entrevista semiestruturada com doze questões, aplicada a dez egressos da Uniguaçu. Destaca-se a importância das oportunidades para homens que escolhem a pedagogia e os desafios enfrentados. Compreender as relações de gênero entre professores possibilita a criação de mecanismos para harmonizar o papel do pedagogo masculino na educação infantil. Aspectos motivacionais são fundamentais para construir uma sociedade igualitária, promovendo autonomia, competência e satisfação profissional. Pesquisas semelhantes devem ser replicadas em outros níveis de ensino para examinar a percepção de docentes em contextos distintos.</p> Mateus Pedro Schuh, Francielle de Camargo Ghellere Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/92 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 O PROJETO DE INTERVENÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA: UMA EXPERIÊNCIA NA PEDAGOGICA HOSPITALAR https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/91 <p>O artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação do projeto de intervenção, desenvolvido pelos acadêmicos do 7º período de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU. Os alunos, acompanhados pela professora regente, realizaram uma visita ao Hospital do Câncer UOPECCAN, especializado no tratamento de pacientes oncológicos em Cascavel, Paraná. Devido às restrições de contato direto com os pacientes, a visita teve um caráter técnico, permitindo aos alunos conhecer as abordagens educacionais aplicadas no contexto hospitalar. Durante o curso, foram exploradas as origens históricas e os métodos de atendimento especializado do SAREH, programa da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) que é supervisionado pelo Núcleo Regional de Educação. Além disso, foram analisadas diversas leis e documentos relevantes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como estudos teóricos sobre a pedagogia hospitalar e a importância da afetividade no ensino. Os resultados indicam que a disciplina e a visita proporcionaram uma experiência enriquecedora tanto para os acadêmicos quanto para os pacientes. A arrecadação e entrega de brinquedos e livros, bem como a interação com a CIA do Riso-uma organização de voluntários que leva entretenimento aos pacientes-contribuíram para criar um ambiente mais acolhedor e estimulante. Esses fatores promoveram um impacto positivo no processo de recuperação dos pacientes.</p> Solange Marilene Melchior do Prado Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/91 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 UM ESTUDO SOBRE A INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO DA POPULAÇÃO INDÍGENA DA ALDEIA E TERRA INDÍGENA ATY MIRI DA ETNIA AVÁ GUARANI EM ITAIPULÂNDIA – PR https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/90 <p>Uma investigação sobre a inserção dos indígenas da aldeia Aty-Myrim de Itaipulândia na busca por uma oportunidade de emprego no mercado de trabalho local, quais as dificuldades, os problemas encontrados por essa comunidade indígena na convivência com os munícipes de Itaipulândia como um todo. Para essa pesquisa foi realizada diversas entrevistas com os indígenas e um representante da agencia do trabalhador de Itaipulândia responsável por grande parte da destinação das vagas de emprego ao mercado de trabalho local, foram feitas entrevistas posteriormente transcritas para analisar e discutir as respostas sendo embasadas por obras renomadas, pesquisadores e conhecedores dos direitos e deveres indígenas e do estado juntamente da sociedade. Após analisadas percebemos a enorme dificuldade em conquistar um emprego no município, pelo fato de ser indígena, automaticamente se percebesse um certo preconceito existente por uma minoria dos munícipes que ainda veem o índio como figura de um ser abominável do mato. A pesquisa visa como um todo denunciar e expor a precariedade e a situação pobreza que vivem os indígenas de Itaipulândia que tem emprego e que vivem basicamente da ajuda do governo e órgão responsável além do atendimento prestado pelo município de Itaipulândia na área da saúde e educação.</p> Leandro Luis Barkert Lenz, Margarete Aparecida de Paula, Thaís Fernanda Vieira Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/90 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 INCLUSÃO SOCIAL NA TRÍPLICE FRONTEIRA: UM CASO DE POLÍTICA PÚBLICA PARA BRASIL, ARGENTINA E PARAGUAI https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/89 <p>Após a revolução industrial a sociedade se organiza a partir dos processos produtivos transformando suas regiões a partir do desenvolvimento econômico, uma análise das possibilidades de geração de emprego renda a partir das características e vocações regionais pode ser a chave para o desenvolvimento dos municípios da tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, sem a perda da identidade regional ou dos usos e costumes regionais, considerando os aspectos culturais e a pluralidade étnica. É visto que existe uma grande carência de políticas públicas, tanto nacionais, estaduais e municipais, as quais podem direcionar o desenvolvimento, levando a inclusão social de comunidades regionais menos favorecidas, considerando aqui o indígena e as mulheres como essenciais para o provimento do emprego e renda, além de também promover a integração tão almejada nos tratados convencionados. A busca pela informação das capacidades regionais é o grande desafio para a utilização estratégica no desenvolvimento de políticas capazes de alavancar o desenvolvimento e, por conseguinte criar meios de inclusão social na geração de emprego renda a partir da atividade econômica coletiva. A grande questão é como repartir a renda desta atividade, uma vez que existem diferentes atividades e classes sociais, gerando salários, lucros, rendas e juros. No atual contexto da divisão do trabalho as economias regionais refletem como aspecto político o dimensionamento da desigualdade social pela redistribuição de grupos sociais capazes de determinadas funções ou atividades que podem ou não gerar renda. Entretanto nos últimos anos as políticas públicas têm se concentrado em indústrias do campo em grande escala, promovendo um redimensionamento do processo produtivo agrícola, por meio de parcerias entre grandes corporações e os pequenos agricultores, tendo estes que se sujeitar aos parâmetros da indústria. Outra questão a considerar é de que se carecem de incentivos às pequenas e micro empresas da tríplice fronteira, por meio de fomento de novas perspectivas econômicas em um horizonte de desafios fronteiriços para a sustentabilidade das estruturas comerciais atuais. Alavancando o fomento do empreendedorismo a da capacitação e normatização de possíveis agentes de transformação regional pode-se trazer inclusão social no ambiente regional.</p> Renato dos Santos Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/89 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 A PERCEPÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL EM RELAÇÃO À INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM TEA https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/88 <p>De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que dentre os 200 milhões de habitantes que vivem aqui no Brasil, cerca de 2 milhões tem autismo, mas essas informações estão desatualizadas. Números que com o passar do tempo tendem a aumentar devido a diagnósticos e estudos mais precisos. Os objetivos desse estudo é buscar identificar o nível de conhecimento dos professores do Colégio Estadual Costa e Silva em Itaipulândia PR sobre como atender o aluno portador do TEA. A metodologia empregada no presente trabalho foi um estudo quanti-qualitativo de cunho descritivo. Concluímos que os conhecimentos sob o olhar da Terapia Ocupacional são fundamentais nesse processo de aprendizagem e inclusão escolar.</p> Leonardo José Engel Bonott, Lucas Alan Jahn, Adriele Aparecida Zatta Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/88 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000 ALIENAÇÃO PARENTAL NO PROCESSO DE FAMÍLIA, INSTRUMENTO DE VINGANÇA https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/87 <p>A alienação parental é um fenômeno cada vez mais presente em disputas familiares, no qual um dos genitores induz a criança a desenvolver sentimentos negativos contra o outro genitor. Essa prática não apenas afeta a relação entre a criança e o genitor alienado, mas também compromete o bem-estar psicológico e emocional da criança. No Brasil, a Lei nº 12.318/2010, conhecida como “Lei da Alienação Parental”, estabelece diretrizes para a identificação e punição da alienação parental. A desqualificação de um dos progenitores por meio da alienação parental pode resultar em punições proporcionais à gravidade do caso, desde advertências formais até multas e até mesmo a inversão da guarda da criança. A denúncia de atos de alienação parental pode ser feita a qualquer momento, e o processo judicial é pensado para garantir o bem-estar da criança ou adolescente. Mesmo que as ações do alienador não estejam especificamente previstas na lei, se forem consideradas como alienação parental pelo juiz, podem ser julgadas como tal. As consequências para o alienador, caso seja confirmada a alienação parental, podem incluir a perda da guarda da criança. Dependendo da gravidade do ato praticado. A Síndrome de Alienação Parental (SAP), conceituada pelo psiquiatra infantil norte-americano Richard Gardner em 1985, também está relacionada a esse tema. Ela Ocorre quando um genitor manipula psicologicamente a criança para afastá-la emocionalmente do outro genitor. Em procesos judiciais, a identificação e comprovação da alienação parental são desafios consideráveis, exigindo sensibilidade jurídica e conhecimento psicológico.</p> Andressa dos Santos Pereira da Costa, Marcel Augusto Gava de Salles, Nelson Escurra Baez Copyright (c) 2024 IGUAZU SCIENCE https://iguazu.uniguacu.com.br/index.php/iguazu/article/view/87 Mon, 05 Aug 2024 00:00:00 +0000