Resumo
O artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação do projeto de intervenção, desenvolvido pelos acadêmicos do 7º período de Pedagogia da Faculdade UNIGUAÇU. Os alunos, acompanhados pela professora regente, realizaram uma visita ao Hospital do Câncer UOPECCAN, especializado no tratamento de pacientes oncológicos em Cascavel, Paraná. Devido às restrições de contato direto com os pacientes, a visita teve um caráter técnico, permitindo aos alunos conhecer as abordagens educacionais aplicadas no contexto hospitalar. Durante o curso, foram exploradas as origens históricas e os métodos de atendimento especializado do SAREH, programa da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) que é supervisionado pelo Núcleo Regional de Educação. Além disso, foram analisadas diversas leis e documentos relevantes, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como estudos teóricos sobre a pedagogia hospitalar e a importância da afetividade no ensino. Os resultados indicam que a disciplina e a visita proporcionaram uma experiência enriquecedora tanto para os acadêmicos quanto para os pacientes. A arrecadação e entrega de brinquedos e livros, bem como a interação com a CIA do Riso-uma organização de voluntários que leva entretenimento aos pacientes-contribuíram para criar um ambiente mais acolhedor e estimulante. Esses fatores promoveram um impacto positivo no processo de recuperação dos pacientes.